Parceiras são mais "destrutivas" nos relacionamentos, diz pesquisa

Foto: internet

Fazer questão de ter a palavra final em uma briga e discutir coisas que já aconteceram há muito tempo são atitudes mais femininas do que masculinas, ao menos no início do casamento.

Foi isso que trouxe o estudo realizado pela Universidade de Michigan com 373 casais ao longo de 16 anos. Segundo Kira Birditt, uma das autoras do estudo, os resultados mostram que ao longo do tempo as mulheres reduzem esse comportamento. Já os homens tendem a permanecer iguais. "Talvez as mulheres usem as estratégias construtivas como um último recurso. "Já gritei e berrei, mas ele não fez nada. Agora isso é sério".

Os resultados dizem que, no primeiro ano, apenas 29% dos maridos e 21% das mulheres relataram ter enfrentado algum tipo de conflito. Após 16 anos, 46% dos casais já tinham se separado. Os que enfrentaram conflitos e comportamentos destrutivos desde o início mostraram maior inclinação ao divórcio.

Estudos anteriores já indicavam que, para os recém-casados, críticas, desprezo, atitude defensiva e abandono das discussões podem levar a união ao divórcio em até sete anos.

"A mulher não é prática, ela costuma ser menos flexível e demandar mais. Para a mulher, DR é discutir a relação, para o homem, é dar risada. Os dois têm formas diferentes de resolver os problemas", afirma a antropóloga Miriam Goldenberg.

A pesquisa mostra ainda que um padrão particularmente danoso para o casamento é quando um dos parceiros tenta resolver a situação de maneira adequada enquanto o outro adota "estratégias de retirada", como abandonar a discussão ou se calar sobre o assunto.

Segundo a pesquisadora, para aquele que se esforça para manter a união, as estratégias de retirada costumam ser vistas mais como falta de investimento no relacionamento do que como tentativa de manter a calma.

ASSINE NOSSO FEED!

Comente

LEIA;

Todos os comentários são lidos e moderados. São publicados aqueles que se encaixam nos tópicos:

- Ter relação com o post;
- Pode usar a opção OpenID ou apenas NOME/LINK;
- Ameaças, ofensas pessoais e xingamentos não serão tolerados;
- Assim como CAIXA ALTA, erros ortográficos, miguxês, restart e defecados;
- Propagandas nos comentários nem entra em cogitação;

OBS.: Os comentários dos leitores não refletem a opinião do autor;